terça-feira, 21 de agosto de 2007

Gravador de VOZ - TAM 3054 - Faltam 22 minutos


Notícias de que as transcrições do gravador de Voz do Airbus 320 TAM 3054 não contém 22 minutos e 25 segundos é consistente.


O gravador de Voz do Airbus 320 somente retém os últimos 30 (trinta minutos) de gravação.


Extraido do Manual FCOM Airbus 320:


The Cockpit Voice Recorder records:

- direct conversations between crew members in the cockpit

- all aural warning sounded in the cockpit - communication received and transmitted by radio

- intercommunication conversation between crew members

- announcements transmitted over the Passenger Address system = PA, if PA reception is selected on the third audio control panel.


Only the last 30 minutes of recording are retained.


O início das transcrições às 18:18:24.4

O término das transcrições às 18:48:51.4


Exatos 30 minutos e 27 segundos.


Mas, porém, todavia, contudo, entretanto,


às 18:20:39.3
Cockpit Area Microphone-3 captou:


CAM-3 it is Congonhas? its great, so. she might have heard. thank you.


SALTOU para


18:43:04.3

HOT-1 remember, we only have one reverse.


Como pôde o gravador Cockpit Voice Recorder deixar de registrar 22 minutos e 25 segundos dentro da linha do tempo?


A tripulação, os controladores de tráfego aéreo, as comissárias cairam no silêncio profundo por ter a aeronave entrado num "Buraco Negro", tão na moda no espaço aéreo brasileiro?


Ou os investigadores deixaram de transcrever algo comprometedor, ou o "Circuit Braker" = Fusível do gravador Cockpit Voice Recorder = CVR foi puxado ( = desligado ) ou ainda apagaram as conversas naquele período?


Não. Nada disso.


A transcrição foi montada com a exclusão dos 22 minutos e 25 segundos.


O cronômetro do CVR não pula horários, nem ao final de um período de gravação de 30 minutos o cronômetro é zerado e reiniciado, ou menos ainda 22 minutos e 25 segundos seriam esperados para reiniciar a gravação, como se fosse num gravador de fita pré-histórico cujo dispositivo passaria 22 minutos e 25 segundos rebobinando a fita para o início, e só então começar gravar novamente às 18:43:04.3.


Foi informado para imprensa que estas transcrições referiam-se aos últimos 12 minutos e que os jornalistas poderiam tomar o horário da colisão com o prédio e retroceder 12 (doze) minutos, assim teriam a gravação dos 12 minutos finais.


Se for feito tal retrocesso na linha do tempo da gravação do CVR, o horário cairá exatamente no período que não consta nas transcrições, ou seja, cairá dentro dos 22 minutos e 25 segundos que estão faltando.


Do início das transcrições às 18:18:24.4 até 18:20:39.3

são exatos 2 minutos 14 segundos e 9 décimos de segundo.


Do horário 18:43:04.3 até o final das transcrições às 18:48:51.4

são exatos 5 minutos 47 segundos e 1 décimo de segundo.


2:14.9 +

5:47.1 =

8:02.0 ( oito minutos e dois segundos ) e não os últimos 12 (doze) minutos anunciados e prometidos para imprensa.

A EDIÇÃO da transcrição da gravação do CVR, foi feita desta forma para que as transcrições pudessem ser entregues aos jornalistas na CPI da Câmara Federal.

Tal atitude foi debatida em plenário por longas horas e foi aprovada, porém fica a pergunta que não quer calar:

"A quem interessa a omissão dos 22 minutos e 25 segundos?"

Naquele período excluído, estava sendo feito o BEFORE APPROACH check list e a prova disto é a frase na qual é lembrado que a aeronave estava com apenas um reversor disponível.

A frase sobre ter "somente o reversor ESQUERDO" é o final do BRIEFING, no qual é lida a carta de aproximação por instrumentos, condições da pista, possíveis panes existentes na aeronave, os pilotos combinam qual será a ação a ser tomada no caso de acontecer uma EMERGÊNCIA, etc..

Logo a seguir iniciou-se a leitura e execução do FINAL check list que sempre é interrompido, deixando os últimos itens para quando o pouso for AUTORIZADO pela Torre do aeródromo.

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