sábado, 1 de setembro de 2007

TAM 3054 - Aceleração BRUSCA antes do pouso


A aceleração do motor DIREITO, cujo reversor estava 'pinado', começou ANTES das rodas do Trem-de-pouso DIREITO e NARIZ terem tocado o solo.


Na imagem acima apresenta o detalhamento na linha do tempo sobre o fato da aceleração ter se iniciado num momento inconveniente.


Não foi uma aceleração típica de correção de potência dos motores e sim uma BRUSCA aceleração que atingiu o pico em 3.5 segundos subindo a EPR do motor DIREITO para 1,260.


Esta observação já foi postada neste Blog, mas alguns internautas não entenderam.


É injustificável um sistema de automatização acelerar vertiginosamente a potência de um dos motores, ANTES da aeronave estar com as 3 (três) rodas do Trem-de-pouso no solo, a menos que uma arremetida tenha sido executada.


Observe no gráfico que o terceiro alerta, RETARD, aconteceu quando as rodas principais, Esquerda e Direita, do Trem-de-pouso já estavam no solo, porém a roda do NARIZ ainda estava no ar.


O anúncio RETARD foi silenciado devido ter sido selecionado o reversor ESQUERDO na posição angular de -2.5 graus (menos dois decimal cinco).


Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado Senhor, se pudesse ouvir as próprias vítimas e pilotos mortos compreenderia muitas coisas e entenderia porque alguns sustentam certas hipóteses.
Entre o Plano espiritual e o plano humnano confio mais no espiritual.