Flight Safety Fundation - Setembro/2007
Aviso uso dos pés
Pilotos de EMBRAER Legacy arriscam colocar inadvertidamente seus transponders no modo STANDBY durante o vôo se eles baterem no RMU, enquanto colocarem seus pés no repouso dos pés quase abaixo do painel de instrumentos, a US-FAA diz.
No SAFO = Safety Alert for Operators 07005, a FAA disse que pilotos podem não notar a indicação correspondente a STANDBY na tela do piloto, a qual seria indicada em letras BRANCAS, as quais não são "tão notáveis quanto indicações coloridas de avisos e alertas".
A FAA disse que uma mudança inadvertida nas rádio freqüências do VHF também pode resultar do contato do pé do piloto com a Unidade de Gerenciamento de Rádio - RMU.
"Mudando para modo STANDBY um transponder com um systema TCAS funcionando, torna ineficiente o TCAS", disse o SAFO.
" Dois aviões equipados com TCAS falhariam em "ver" um ao outro se eles estivessem em rota de colisão. Pilotos poderiam supor que o TCAS estivesse operando normalmente se eles [pilotos] falhassem em notar a sutil indicação "TCAS OFF" na tela do piloto".
O alerta de segurança recomendou que centros de treinamentos e operadores assegurem que os pilotos estejam atentos ao risco, o qual o FAA disse, foi descoberto durante uma investigação. O SAFO não mencionou a circunstância da investigação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário