AIM Páragrafo 7-48
Hidroplanagem ocorre quando os pneus são levantados de uma superfície de pista pela combinação de velocidade da aeronave e uma fina lâmina de água presente na pista.
Tipos de Hidroplanagem
Dinâmica - Ocorre quando há água sobre a superfície da pista. Uma lâmina de água com 3 milímetros de espessura age em levantar o pneu da pista. A velocidade mínima na qual ocorre hidroplanagem dinâmica tem sido determinada ser cerca de 9 vezes a raiz quadrada da pressão dos pneus em libras por polegada ao quadrado.
Viscosa - Ocorre como um resultado da propriedade viscosa da água. Uma lâmina finíssima de fluido não pode ser penetrada pelo pneu e o pneu consequentemente rola sobre a superfície da lâmina. Hidroplanagem viscosa pode ocorrer em velocidades muito mais baixas do que hidroplanagem dinâmica, mas requer uma superfície lisa.
Hidroplanagem de Emborrachamento - Ocorre quando um piloto, durante a rolagem do pouso, trava os freios por um período de tempo extenso, enquanto sobre uma superfície molhada. A fricção cria calor, o qual combinado com água, cria uma camada de vapor entre os pneus da aeronave e a superfície da pista.
O melhor método de redução de velocidade, se for experimentada hidroplanagem no pouso, são os freios aerodinâmicos, os quais são os meios mais efetivos de lidar com uma situação de hidroplanagem.
Uso de Flaps, aumento do ângulo de ataque, spoilers, reversores, etc., produzirá resultados mais desejáveis do que freios.
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