New
Forecast System Helps Transoceanic Flights Avoid Storms
Dec. 11, 2012
A new NASA-funded prototype system developed by
the National Center for Atmospheric Research (NCAR) of Boulder, Colo., now is
providing weather forecasts that can help flights avoid major storms as they
travel over remote ocean regions. The eight-hour forecasts of potentially
dangerous atmospheric conditions are designed for pilots, air traffic
controllers and others involved in transoceanic flights.
Click on the link below for real time weather forecast:
Tradução Humana em 12 DEZ 2012
by George Rocha
11
DEZ 2012
Um novo sistema protótipo baseado na
NASA desenvolvido pelo Centro Nacional para Pesquisa Atmosférica (CNPA) de
Bloulder, Colorado, agora está fornecendo previsão neteorológica que pode
ajudar voos a evitar tempestades quando eles viajam sobre regiões remotas de
oceanos. A previsão de oito horas de condições atmosféricas potencialmente
perigosas são planejadas para pilotos, controladores de tráfego aéreo e outros
envolvidos em voos transoceânicos.
Clicar no link abaixo para previsão meteorológica
em tempo real:
http://www.rap.ucar.edu/projects/ocn/realtime_sys/global_extrap/
The NCAR-based system combines satellite data
and computer weather models to produce maps of storms over much of the
world's oceans. The system is based on products that NCAR has developed to
alert pilots and air traffic controllers about storms and related hazards,
such as turbulence and lightning, over the continental United States.
Development of the forecasts was spurred in part by the 2009 crash of Air France Flight
447, which encountered a complex of thunderstorms
over the Atlantic Ocean.
The system was funded by NASA's Applied
Sciences Program, which supports efforts to discover and demonstrate
innovative and practical uses of NASA Earth science and satellite
observations. NCAR worked with the Massachusetts Institute of Technology's
Lincoln Laboratory, the Naval Research Laboratory, and the University of
Wisconsin-Madison to create the system."These new forecasts can help fill an important gap in our aviation system," said NCAR's Cathy Kessinger, lead researcher on the project. "Pilots have had limited information about atmospheric conditions as they fly over the ocean, where conditions can be severe. By providing them with a picture of where significant storms will be during an eight-hour period, the system can contribute to both the safety and comfort of passengers on flights." |
O sistema CNPA combina dados de satélite e modelos
computadorizados de meteorologia para produzir mapas de tempestades sobre
muitos dos oceanos do mundo. O sistema é baseado em produtos que o CNPA
desenvolveu para alertar pilotos e controladores de tráfego aéreo acerca de
tempestades e riscos, tais como turbulência e raios, sobre o continente dos
Estados Unidos. O desenvolvimento das previsões foi estimulado em
parte pela queda do Air France Voo 447, o qual encontrou um complexo de
tempestade com trovoadas sobre o Oceano Atlântico. O sistema foi fundado pelo
Programa de Ciências Aplicadas da NASA, o qual apoia esforços para descobrir
e demonstrar observações inovativas e
uso prático de observações de satélite e ciência da Terra pela NASA. O CNPA
trabalhou com o Laboratório Lincoln do Instituto de Tecnologia de
Massachusetts, o Laboratório de Pesquisa Naval e a Universidade
Wisconsin-Madison para criarem o sistema. “Estas novas previsões podem ajudar
preencher uma lacuna importante em nosso sistema de aviação”, disse Cathy
Kessinger do CNPA, pesquisadora lider no projeto. “Pilotos têm tido
informação limitada acerca de condições atmosféricas quando eles voam sobre o
oceano, onde condições podem ser severas. Ao supri-los com uma imagem de onde
tempestades significantes estarão durante um período de oito horas, o sistema
pode contribuir para ambos, a segurança e conforto dos passageiros nos
voos".
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The forecasts, which continue to be tested and
modified, cover most of the Atlantic and Pacific oceans, where NCAR has
real-time access to geostationary satellite data. The forecasts are updated every three hours.
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As previsões, as quais continuam ser testadas e
modificadas, cobrem muito dos oceanos Atlântico e Pacífico, onde o CNPA tem
acesso em tempo real a dados de satélites geoestacionários. As previsões são atualizadas a cada três horas.
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Pilots of transoceanic
flights currently get preflight briefings and, in certain cases involving
especially intense storms, in-flight weather
updates every four hours. They also have onboard radar, but that information
is of limited value for strategic flight planning while en route.
"Turbulence is the leading cause of injuries in commercial
aviation," said John Haynes, Applied Sciences Program manager at NASA
Headquarters in Washington. "This prototype system is of crucial
importance to pilots and is another demonstration of the practical benefit of
NASA's Earth observations."
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Pilotos de voos transoceânicos atualmente conseguem briefings pré-voo e, em certos casos envolvendo
especialmente tempestades intensas, a meteorologia em voo atualiza a cada
quatro horas. Eles também têm a bordo radar, mas essa informação é de valor
limitado para planejamento estratégico do voo enquanto em rota. “Turbulência
é a causa lider de lesões na aviação comercial”, disse John Haynes, gerente
do Programa de Ciências Aplicadas no Centro de Operações da NASA em Washington.
"Este sistema protótipo é de crucial importância para pilotos e é uma
outra demostração do benefício prático de observações da Terra pela NASA.
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Pinpointing turbulence associated with storms
over the oceans is far more challenging than it is over land because
geostationary satellites, unlike ground-based radar, cannot see within the
clouds. Thunderstorms may develop quickly and move rapidly, rendering the
briefings and weather updates obsolete. Onboard radars lack the power to see
long distances or through dense clouds. As a result, pilots often must choose between
detouring hundreds of miles around potentially stormy areas or flying
directly through a region that may or may not contain intense weather. Storms
may be associated with hazardous windshear and icing conditions in addition
to lightning, hail and potentially severe turbulence.
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Apontar com precisão turbulência associada com
tempestades sobre oceanos é de longe muito mais desafiante do que ela é sobre
o terreno por causa de satélites geoestacionários, diferente de radar baseado
no solo, eles não podem ver dentro de nuvens. Tempestades com trovoadas podem
se desenvolver apressadamente e se moverem rapidamente, tornando os briefings e atualizações meteorológicas
obsoletos. Os radares a bordo faltam a potência para ver em longas distâncias
ou através de nuvens densas. Como um resultado, pilotos frequentemente devem
escolher entre desviar centenas de milhas em volta de áreas potencialmente tempestuosas
ou voarem diretamente através de uma região
que pode ou não pode conter condições meteorológicas intensas. Tempestades
podem ser associadas com riscos de ‘'windshear’ 22 e condições de formação de gelo em
adição a raios, granizo e turbulência potencialmente severa.
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To create the forecasts, Kessinger and her
colleagues first turned to geostationary satellite measurements to identify
regions of the atmosphere that met two conditions: particularly high cloud
tops and water vapor at high altitudes. These two conditions are a sign of
powerful storms and strong updrafts that can buffet an aircraft. The
scientists next used fuzzy logic and data fusion techniques to home in on
storms of particular concern, and applied object tracking techniques and
simulations of wind fields to predict storm locations at hourly intervals out
to eight hours.
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Para criarem as previsões, Kessinger e colegas dela,
primeiro voltaram-se para medições de satélite geoestacionário para
identificarem regiões de atmosfera que encontravam duas condições:
topos de nuvens particularmente altos e vapor de
água em altitudes elevadas. Estas duas condições são um sinal de tempestades
potenciais e correntes de ar acendentes fortes que podem esbofetear uma
aeronave. Os cientistas em seguida usaram lógica indistinta e técnicas de fusão
de dados para se dirigirem para tempestades de interesse particular, e aplicaram
técnicas de rastreamento de objeto e simulações de campos de vento para
predizerem localizações de tempestade em intervalos horários de cada oito
horas. |
Researchers verified the forecasts using a
variety of data from NASA Earth observations, including the Tropical Rainfall
Measuring Mission (TRMM) satellite.
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Os pesquisadores verificaram as previsões usando uma
variedade de dados de observações da Terra pela NASA, incluindo o satélite da
Missão de Medição de Precipitação Tropical (MMPT).
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"These advanced techniques enable us to
inform pilots about the potential for violent downdrafts and turbulence, even
over the middle of the ocean where we don't have land-based radar or other
tools to observe storms in detail," Kessinger said.
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“Estas técnicas avançadas capacitam-nos para
informar pilotos acerca do potencial para correntes de ar descendentes
violentas e turbulência, mesmo acima do meio do oceano onde nós não temos
radar fixado em solo ou ferramentas para observar tempestades em detalhes”,
disse Kessinger.
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The forecasts can be viewed at: http://go.nasa.gov/W0doRu
|
As previsões podem ser vistas em:
http://go.nasa.gov/W0doRu |
22 National Aeronautics and Space Administration, Langley Research Center (June 1992). "Making the Skies Safer From Windshear". http://web.archive.org/web/20100329221032/http://oea.larc.nasa.gov/PAIS/Windshear.html. Retrieved 2012-11-16.
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