segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Pressurização - Por que há necessidade?




ENGLISH PORTUGUÊS


Environmental Systems
by Fredrick G. Pappas Jr.


What it is


Families have generic traits that are passed from generation to generation. Some of us are born with large noses, crooked toes or thick ankles. aircraft share genetic traits.


Next to engines, the Environmental System is probably the most important system on the aircraft. The system is so reliable that most pilots take it for granted. They never take the time to learn why the system is important or how it works.


The environmental system is important for two reasons. First, it provides us with the means to control the temperature or air inside the aircraft. Second, it provides us with a simple and efficiente pressurization system.


Why we need it


Most pilots have a pretty good ideia as to why they need pressurization. But they may not fully appreciate the importance of temperature control.


Soppouse that while you are reading this, someone turned down the thermostat in the room to 20 degrees Below zero. No problem. You continue to read. But as the temperature falls it becomes more difficult to concentrate.As it becomes colder and colder your attention span becomes shorter. That's because the part of your brain that normally takes care of temperature control can no longer do its job. This part of the brain needs help. So you interrupt your reading to find a sweater or coat.


The same thing can happen in the aircraft. If you are too cold ou too hot you cann't concentrate on flying. Full concentration is essential for safe flying. Temperature control is important.


Pressurization is important too. Many pilots have misconceptions about pressurization. One wrong ideia is that we must have pressurization to breathe. WRONG! You can breath at 41.000 feet without pressurization.
Another misconception is that there is no oxigen at high altitudes. WRONG again! The percentage of oxigen in the air at 41.000 feet is about the same as it is at sea level.


So, if there's oxigen at 41.000 feet and if we can breathe, why do we need pressure?


We need pressure is to "push" the Oxigen into our blood. Without the pressure to provide the "push", we could not survive even in a 100% oxigen environment.


The percentage of Oxygen in the atmosphere remains exactly the same at all heights up to about 85 km. It is just over 21% by volume (just under 23% by mass) whether we measure it at sea level, or at the top of mont Everest.


Percent composition of the atmosphere remains constant but pressure decreases with altitude.


PORTUGUÊS


Sistema de meio Ambiente


O que ele é


Famílias têm traços genéticos que são passados de geração para geração. Alguns de nós são nascidos com narizes grandes, dedos dos pés tortos ou tornozelos grossos. Aeronaves compartilham seus traços genéticos.


Em seguida aos motores, o Sistema de Meio Ambiente é provavelmente o sistema mais importante na aeronave. O sistema é tão confiável que muitos pilotos fiam-se nele.Eles nunca tomam tempo para aprenderem por que o sistema é importante ou como ele funciona.


O Sistema de Meio Ambiente é importante por duas razões. Primeiro, ele nos supre com os meios de controlar a temperatura ou a entrada de ar na aeronave. Segundo, ele sos supre com um sistema simple e eficiente de pressurização.


Por que nós necessitamos dele


Muitos pilotos têm uma razoável idéia por que eles necessitam de pressurização. Mas eles não podem totalmente apreciar a importância do controle de temperatura.


Supomos que enquanto você está lendo isto, alguém diminua o termostato na sala para 20 graus abaixo de zero. Sem problemas. Você continua ler. Mas como a temperatura cai, torna-se mais difícil para concentrar.


Ao posso que torna-se mais frio, sua expectativa de atenção torna-se mais curta. Isso é porque a parte do seu cérebro que normalmente cuida do controle de temperatura pode por longo tempo fazer seu trabalho. Esta parte do cérebro necessita de ajuda. Assim você interrompe sua leitura para encontrar um suéter ou casaco.


A mesma coisa pode acontecer na aeronave. Se você está também muito frio ou muito quente voce não pode concentrar-se no vôo. Total concentração é essencial para voar seguro. Controle de temperatura é importante.


Pressurização é importante também. Muitos pilotos têm concepção errônea acerca de pressurização. Uma idéia errada é que nós devemos ter pressurização para respirarmos. ERRADO! você pode respirar a 41.000 pés sem pressurização.


Outro conceito errôneo é que não haja Oxigênio em altas altitudes. ERRADO novamente! A porcentagem de Oxigênio no ar a 41.000 pés é quase a mesma daquela ao nível do mar.


Então, se há Oxigênio a 41.000 pés e se nós podemos respirar, por que nós necessitamos de pressão?


Nós precisamos de pressão, é para "empurrar" o Oxigênio para dentro do nosso sangue. Sem a pressão para suprir o "empurrão", nós não poderiamos sobreviver mesmo num ambiente com 100% de oxigênio.


A porcentagem de oxigênio na atmosfera permanece exatamente a mesma em todas altitudes até quase 85 km. Ela é quase acima de 21% por volume ( quase abaixo de 23% abaixo por massa ) se nós a medirmos ao nível do mar ou no topo do Everest.


A porcentagem da composição da atmosfera permanece constante, mas a pressão diminui com a altitude.


Tradução por George Rocha


Em 15 OUT 2005

2 comentários:

Unknown disse...

boa noite cmte, gostaria de saber se o senho tem conhecimento ou pode me informa se um piloto que fez tranplante de rins, pode voltar a ativa.

George Rocha [Rock] disse...

Olá, Rogério,
Em princípio, o CEMAL tem uma ficha a ser preenchida pelo piloto no dia dos exames. Nessa ficha são feitas muitas perguntas sobre o real estado de saúde. Ao ser informado de qualquer cirurgia de maior porte, haverá um cuidado especial pela Junta Especial de Saúde. No entanto, conheço piloto que teve ataque no coração em pleno voo e após o tratamento, voltou aos exames e foi aprovado e continuou a voar em aeronave à jato.
Conheço outro piloto que fez uma grande intervenção cirurgica na coluna vertebral e após o tratamento voltou a voar em aeronaves à jato de empresa de linha aérea (estas são mais exigentes).
Concluindo, acredito que a intervenção cirurgica para transplante nos rins, não será impedimento para o voo, apenas a Junta de Saúde diminuirá o prazo de validade do Certificado de Capacidade Física para 6 meses. Este prazo é o mesmo para piloto que atingiu 40 anos ou é Piloto Linha Aérea.
Vou pesquisar a Norma de Saúde e informarei você com maior precisão.