segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Explosivos Líquidos - Nova Tecnologia de Detecção









Source:US Department of Homeland Security

Date: October 6, 2007




Detecting Liquid Explosives on a Plane



Science Daily - After the plot to blow up trans-atlantic airlines with liquid explosives was uncovered in London in August 2006, there has been pressure on the airline industry, and Homeland Security, to find new ways to not only detect liquids in baggage and on airline passengers, but also to figure out what they are. Now, the DHS Science & Technology Directorate (S&T) is teaming with scientists at the Los Alamos National Laboratory to find a possible solution.





The DHS Science & Technology Directorate's SENSIT research will detect liquids and gels such as these.


"Having to place your consumable liquids through the baggy routine when going through airport security may one day be history," says S&T Program Manager on the project, Mr. Brian Tait, "and that's going to make a lot of people very happy. This is a new screening prototype that definitely shows promise."



In late June, Los Alamos National Laboratory team successfully completed proof of concept of an extremely sensitive future screening technology. The new technology scans the magnetic changes of individual materials at the molecular level and stores them in a database, which then allows the differentiation and identification of many materials that may be packaged together or separately as they go through the screening process.






It uses the same technology that brain scans are performed with, and is based on ultra-low field magnetic resonance imaging (MRI) which is already being used in medical field for advanced brain imaging. The end goal is to eventually put it next to the current x-ray screener.






The SENSIT technology has already demonstrated the ability to differentiate more than four dozen materials considered "safe" for carrying onto aircraft - from everyday personal items like toothpaste to mouth wash - to those that are considered hazardous .






"With the MRI signal, we want to distinguish between harmful items, and many common carry-on liquid consumables," says Tait. "The goal is reliable detection of liquids, with high throughput, that is non-contact, non-invasive, requires no radiation, produces no residue and uses the existing airport security portal."




SENSIT is one of S&T's Homeland Innovation Prototypes (HIPS) projects - high-impact innovative technologies that have shown great promise and are on their way to being transitioned to industry for manufacturing and distribution.




"We're working hard on getting the SENSIT technology to an airport near you very soon," says S&T's Innovation Director, Roger McGinnis.


Fonte:Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos

Data: 04 OUT 2007



Detectando Explosivos Líquidos num Avião



Ciência Diária - Depois que o plano para explodir linhas aéreas transatlânticas com explosivos líquidos foi descoberto em Londres em Agosto de 2006, tem havido pressão na indústria de linha aérea e Segurança Interna, para descobrir novas maneiras, não para somente detectar líquidos em bagagens e em passageiros de linha aérea, mas também para imaginar o que eles são. Agora, a Diretoria de Tecnologia e Ciência (S & T) da DHS está juntando forças com cientistas no Laboratório National de Los Alamos para encontra uma possível solução.



A pesquisa SENSIT da Diretoria de Tecnologia & Ciência DHS detectará líquidos e gels tais como os da imagem.



"Tendo que colocar seus líquidos de consumo através de uso geral de roupas largas quando passando por segurança de aeroporto pode um dia ser história", diz o Gerente do Programa S & T no projeto, Sr. Brian Tait, "e isso está indo fazer uma porção de pessoas muito felizes. Esta é um novo protótipo de triagem que definitivamente mostra promessa.



Em Junho último, a equipe do Laboratório Nacional de Los Alamos completou com total sucesso a prova do conceito de uma futura tecnologia de triagem extremamente sensível. A nova tecnologia escanea as mudanças magnéticas de materiais individuais ao nível molecular e armazena-as numa base de dados, a qual então permite a diferenciação e identificação de muitos materiais que podem ser empacotados juntos ou separadamente quando eles atravessam o processo da triagem.



Ele usa a mesma tecnologia com que escaneadores de cérebros são executados e é baseado em imagem de ressonância magnética de campo ultra-baixo (MRI), a qual já está sendo usada no campo de medicina para melhoramento de imagem do cérebro. A meta final é para eventualmente colocá-lo perto do atual escaneador de raio-X.



A tecnologia SENSIT já tem demonstrado a habilidade para diferenciar mais do que quatro dúzias de materiais considerados "seguros" para carregamento na aeronave - de itens pessoais diários como pasta de dentes, a enxague bucal - para aqueles que são considerados perigosos.




"Com o sinal MRI, nós queremos distinguir entre itens nocivos e muitos líquidos de consumo comum transportados", diz Tait. "A meta é a detecção confiável de líquidos, de alta produção, que sejam de não-contato, não-invasivo, não requer radiação, não produz resíduos e usa o portão de segurança do aeroporto existente.




SENSIT é um dos projetos de tecnologia inovativa de alto impacto da S&T Homeland Innovation Prototypes (HIPS) que tem apresentado grande empenho e está no seu caminho para ser passado para indústria para fabricação e distribuição.



"Nós estamos trabalhando duro para conseguir a tecnologia SENSIT para um aeroporto perto de você em breve", diz Roger McGinnis, Diretor de Inovação da S&T.



Tradução por George Rocha

em 15 OUT 2007

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