terça-feira, 18 de março de 2008

Futuros EXCELENTES Controladores de Vôo


PORTUGÊS ENGLISH

O video por si mostra como um país deve formar seus Controladores de Tráfego Aéreo.

Primeiro o envolvimento do aprendizado na utilidade prática da realidade.

Em seguida virá o interesse despertado pela motivação de solucionar problemas do cotidiano.



Atenção! Tradução adaptada frase a frase para jovens estudantes.
***

Welcome to LineUp With Math from NASA Smart Skies.
Bem-vindo ao LineUp With Math da NASA Smart Skies.

"Canadair seven-zero-six, runway one-seven right, cleared for takeoff. American twenty twenty-three, cleared to six thousand".
"Canadair 706, pista 17 da direita, autorizada decolagem. American 2023, autorizado para 6000 [feet]".

"World twenty-three, reduce speed to three-five-zero knots".
"World 23, reduza velocidade para 350 Knots".

Each day, about twenty-five thousand planes operate in the skies over the United States.
Cada dia, cerca de 25000 aviões operam nos céus sobre os Estados Unidos.

To get these planes to their destination safely and on time, air traffic controllers use math and science.
Para estes aviões chegarem seguramente aos seus destinos, controladores de tráfego aéreo usam matemática e ciência.

"Sky one-two-five-zero-niner, runway two-eight right, cleared to land".
"Sky 12509, pista 28 da direita, autorizado pouso".

FlyBy Math guides students through six interactive distance-rate-time problems in air traffic control.
FlyBy Math orienda estudantes através de seis problemas interativos sobre distância-razão-tempo no controle de tráfego aéreo.

To solve each problem, students first set up and conduct a hands-on experiment.
Para solucionar cada problema, estudantes primeiro estabelecem e conduzem uma experiência na prática.

Each student takes on a role as a pilot, air traffic controller, or NASA scientist.
Cada estudante assume como um piloto, controlador de tráfego aéreo, ou cientista da NASA.

"Stop! Thirty-nine seconds".
"Pare!. 39 segundos".

Then the students use guided paper and pencil activities with a variety of mathematics methods ranging from counting to graphing linear equations.
Então os estudantes usam instrução orientada e atividades traçadas com uma variedade de abrangência de métodos matemáticos de contas a equações gráficas lineares.

Standards-based and classroom-tested, FlyBy Math helps students to gain new understanding of mathematical methods, and to see how math can be applied through teamwork and communication.
O programa FlyBy Math com base padrão e testado em sala de aula, ajuda estudantes a ganhar novo entendimento de métodos matemáticos e ver como a matemática pode ser aplicada através de trabalho em grupo e comunicação.

"The kids are very excited to do this. I mean, they know “Oh it’s a Smart Skies day” and they get really excited.
As crianças estão muito excitadas para fazer isto. Eu quero dizer, elas reconhecem "Oh!, é um dia Smart Skies" e elas ficam realmente excitadas".

"We got to see everything happen. It was lot better than being in a classroom just listening to the teacher speak".
"Nós conseguimos ver tudo acontecendo. Foi muito melhor do que estar numa sala de aula somente ouvindo o professor falar"

I bring it right into my class. It goes with the standards already, actually because we do talk about force and mass and acceleration and velocity and speed. So it’s right in there.
"Eu o trouxe direto para minha aula. Ele já inicia com os padrões, realmente porque nós falamos acerca de força e massa e aceleração e rapidez e velocidade".

"We’re learning what people do for their careers; what they do as jobs".
"Nós estamos aprendendo o que pessoas fazem em suas profissões; o que elas fazem como trabalhos".

We have come a long way as far as group protocol is concerned. They’ve really learned how to teach to each other and how to listen to one another.
"Nós temos vindo de um longo caminho pelo que toca a um grupo. Eles têm realmente aprendido como ensinar para outro e como ouvir um ao outro".

"I like being the pilot".
"Eu gosto de ser o piloto".

It was fun! It was awesome!
"Foi divertido! Foi impressionante!"

I would definitely recommend this to other teachers and it’s definitely something I’m going to use again.
"Eu recomendaria definitivamente isto para outros professores e ele é algo definitivamente que eu vou usar novamente".

In LineUp With Math, students apply decision-making and proportional reasoning to solve distance-rate-time problems in air traffic control. Developed under NASA’s Airspace Systems Program, the focus of LineUp With Math is the interactive online simulator.
No LineUp With Math, estudantes empregam resoluções e razão proporcional para solucionarem problemas de distância-razão-tempo no controle de tráfego aéreo. Desenvolvido pelo Programa de Sistemas Aeroespacial da NASA, os focos de LineUp With Math é o simulador interativo online.

Using the simulator, students act as air traffic controllers to explore real-world problems.
Usando o simulador, estudantes agem como controladores de tráfego aéreo para explorar problemas do mundo real.

The challenge is to “line up” the planes safely, with proper spacing, at a jet route intersection. First, students identify any spacing conflicts.
O desafio é "alinhar" os aviões seguramente, com espaçamento apropriado, numa interseção de rota de jato. Primeiro, estudantes identificam alguns conflitos de espaçamento.

Then they turn to their workbooks for instruction and practice in the underlying mathematics and problem-solving strategies.
Então eles voltam para seus cadernos de trabalho escolar para instrução e prática nas estratégias de solução de problemas e fundamentos matemáticos.

Finally, students return to the simulator to “beat the clock” as they apply proportional reasoning to change routes and speeds to safely line up the planes.
Finalmente, estudantes retornam para o simulador para "terminar a tarefa abaixo do tempo previsto" de como eles aplicam razão proporcional para mudarem rotas e velocidades para alinharem seguramente os aviões.

Martha Hanisch - The lesson that we did today with the SMACS computer program was easy for the students to do, it fit very well with the purposes of the lessons that we’re doing in algebra… and I would very willingly and eagerly use it with my classes again.
Martha Hanisch - A lição que nós fizemos hoje com o programa de computador SMACS foi fácil para os estudantes fazerem, ela enquadrou muito bem com o propósito das lições que nós estamos fazendo com álgebra...e eu de boa vontade e ansiosamente o usaria em minhas aulas novamente.

All LineUp With Math materials, including the simulator, are free and available online.
Todos materiais LineUp With Math, incluindo o simulador, são gratuitos e disponíveis online.

video

Nenhum comentário: