TAM flight JJ-8065, A330-200 aircraft, departure from Madri
International Airport (LEMD), Spain (SEP 01, 2013) to Guarulhos (SBGR), São
Paulo, Brazil, it was leveled off at Flight Level 400 over Atlantic
ocean approximately 463 Km from Fortaleza airport (SBFZ), Ceará, Brazil (SEP
02, 2013), as the pilots encountered severe turbulence.
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O voo JJ-8065 da TAM com aeronave Airbus A330-300 decolou do aeroporto
internacional de Madri (LEMD), Espanha (01 SET 2013) para Guarulhos
(SBGR), São Paulo, Brasil, ele estava nivelado em rota a 40.000 pés sobre o
oceano Atlântico a cerca de 463 Km do aeroporto de Fortaleza (SBFZ),
Ceará, Brasil, quando a aeronave encontrou turbulência severa.
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There are other TRUBULENCE forecast advisory systems for
pilots as in international flight than satellite images.
http://squall.sfsu.edu/crws/jetstream.html
Velocidade de ventos com validade até às 09 horas do dia 03 SET 2013 para os Hemisférios Norte e Sul, respectivamente. Nota-se previsão de turbulência severa na faixa que se estende de Madagascar até a Patagônia.
Quanto mais escura a cor na imagem de previsão de turbulância, maior a probabilidade de encontro de turbulência severa.
Para uma previsão como esta acima, é obrigatório a tripulação manter os avisos luminosos de usar cintos durante o voo inteiro.
Qualidade de meio de transporte de aeronave comercial apefeiçoada resulta
de detecção de turbulência observada adiante em tempo real, mostrada aqui da
perspectiva do cockpit.
CAT = Clear Air Turbulence
Turbulência de Céu Claro
For most
air travelers, turbulence provides nothing more serious than the odd moment
of extreme panic, but it costs airlines hundreds of millions of dollars each
year in injury compensation and aircraft damage. There are various different
types of turbulence, but the most dangerous, because it is invisible and
extremely difficult to detect, is clear-air turbulence (CAT). A new CAT
detection technology that could help pilots choose a smoother route is now
being tested as part of a European joint project called DELICAT
(Demonstration of LIDAR based CAT detection).
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Para muitos viajantes do ar,
turbulência fornece nata mais s’erio do que o momento ocasional de pânico extremo, mas isso custa
às empresas de linhas aéreas centenas de milhões de dólares a cada ano em
compensação por ferimento e danos à aronave. Existem vários tipos de turbulência,
mas o mais perigoso, porque ela é invisível e extremamente dificil de ser
detectada, é a Turbulência de Céu Claro – CAT. Uma nova tecnologia de
detecção que poderia ajudar pilotos escolher uma rota mais suave está agora
sendo testada como parte de um projeto de co, operação Europeia chamado
DELICAT (Demonstração de LIDAR baseado na detecção de CAT).
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As its name
suggests, CAT can occur when no clouds are visible, providing no visual cues
of its presence. Occurring most often at altitudes of around 7,000 to 12,000
m (23,000 to 39,000 ft), CAT is caused when bodies of air moving at different
speeds collide with each other. Researchers at the German Aerospace Center
(DLR) say that recent atmospheric studies indicate that CAT will become an
even bigger problem in the future as climate change is expected to increase
the frequency of CAT.
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Como seu nome sugere, CAT pode
ocorrer quando nenhuma nuvem está visível, não fornecendo dicas visuais de
sua presença. Ocorrendo mais frequente em altitudes em torno de 7000 a 12.000
metros (23.000 a 39.000 pés), a CAT é causada quando corpos de ar movendo em
diferentes velocidades colidem um com outro. Pesquisadores no Centro
Aerospacial da alemanha (DLR) dizem que estudos recentes da atomosfera
indicam que CAT tounar-se-á mesmo um grande problema no futuro quando mudança
climática é esperada aumentar a frequência deCAT.
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To minimize
the dangers of CAT, DLR and its DELICAT project partners are testing a
laser-based measurement device on flights throughout Europe. The LIDAR (Light
Detection and Ranging) instrument, which was developed by researchers at the
DLR Institute of Atmospheric Physics, emits short-wave ultraviolet laser
radiation in the direction of the flight. By measuring the reflected signal
from oxygen and nitrogen molecules, the device can detect fluctuations in air
density and provide a warning of CAT in advance.
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Para minimizer os perigos de CAT, o
DLR e seu projeto DELICAT, os parceiros estão tstando um dispositivo de
medição baseado em raio Laser em voos em toda a Europa. O instrumento LIDAR
(Detecção e Alcance por Luz), o qual foi desenvolvidos por pesquisadores no
DLR do Instituto de Física atmosférica, emite radiação à laser de onda-curta
ultravioleta na direção do voo. Ao medir o sinal refletido de moléculas de
nitrog, o dispositivo pode detectar flutuaões na densidade do ar e fornecer
um alerta de CAT em evidência.
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The system
has been installed on a modified Cessna Citation aircraft that will be used
in a flight campaign throughout Europe until the end of August. At the end of
the test flights, the measurement data will be analyzed. The data will not
only be used to demonstrate the system’s efficacy, but will also provide the
researchers with information on the conditions in which CAT is likely to
form.
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O sistema foi instalado numa
aeronave Cessana Citation modificado que será usado num voo de campanha em
toda Europa até o final de Agosto. No final dos voos de teste, os dados de
medição serão analizados. Os dados não somente serão usados para demonstrar a
eficácia do sistema, mas também prover os pesquisadores com informação sobre
as condições nas quais a CAT é provável formar.
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The
research team hopes their work will lead to the development of a detection
system that could be integrated into aircraft so that pilots would have
advance warning of CAT, giving them the potential to fly around the
turbulence or, failing that, time to ask passengers to buckle up.
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A equipe de pesquisa espera que o
trabalho deles conduzirá ao dexenvolvimento de um sistema de detecção que
poderia ser integrado à aeronave tal que pilotos teriam alertas de CAT
antecipado, dando a eles o potencial de voar em torno da turbulência ou, na
falha disso, tempo para solicitar aos passaeiros para afivelar os cintos.
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Optical Air Data Systems
for Next Generation Aircraft
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Sistemas Ópticos de Dados Aéreos para a nova Geração de Aeronaves
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Ophir is developing an
Optical Air Data System (OADS), named senseAir™ for measuring air data
components and augments conventional, aircraft air data probes such as Pitot
tubes. OADS provides information about the atmosphere - including
temperature, pressure, true air speed, angle of attack and angle of sideslip
- outside the boundary layer of an air vehicle.
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A OPHIR está desenvolvendo um
Sistema Óptico de Dados Aéreos (OADS), denominado SenseAir (SensorAéreo) para
medir convencionais componentes e melhoramentos de dados aéreos, sondas de
dados aéreos em aeronave tal como tubos de Pitot. O OADS fornece informação
acerca da atmosfera – incluindo temperatura, pressão, velocidade verdadeira
do ar, ângulo de ataque e ângulo de deslisamento lateral – do lado de fora da
camada limite de um veículo aéreo.
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Previsão de Jetstream para o Atlântico Norte
válida para 04 SET 2013
Model: GFS | Created By: NCEP | Daily Updates: 4 | Update times: 03:30-04:45 | 09:30-10:45 | 15:30-16:45 | 21:30-22:45 (GMT) |
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