quarta-feira, 16 de março de 2011

Flight Crew in Radioactive Area - Medical Care


Iodeto de Potássio versus Iodo Radioativo

ENGLISH VERSION
http://www.bt.cdc.gov/radiation/contamination.asp

É um sal de IODO ESTÁVEL, é chamado KI internacionalmente. Iodo Estável é uma importante substância química necessária ao corpo para produção de hormônios da TIREÓIDE. Muito do Iodo Estável em nossos corpos vem do alimento que nós comemos. IODETO DE POTÁSSIO, é Iodo Estável numa forma medicinal, isto é, não-radioativo.

O que você deve saber antes de você ou alguém da sua família tomar Iodeto de Potássio

Seguindo um evento radiológico ou nuclear, IODO RADIOATIVO pode ser liberado no ar e depois ser inspirado para dentro dos pulmões. Iodo Radioativo pode também contaminar o suprimento de alimento local e entrar no corpo através de alimentação ou através de bebida. Quando materiais radioativos entram no corpo através da respiração, comidas, ou bebidas, nós dizemos que ocorreu "CONTAMINAÇÃO INTERNA". Neste caso de contaminação interna por Iodo Radioativo, a GLÂNDULA TIREÓIDE rapidamente absorve esta substância química. Iodo Radioativo absorvido pela tireóide pode então danificar a glândula.Devido ao Iodeto de Potássio não-radioativo agir para bloquear Iodo Radioativo de ser absorbido na glândula tireóide, ele pode prevenir esta glândula de seofre danos.

O que Iodeto de Potássio não pode fazer

Ele não pode evitar o Iodo Radioativo de entrar no corpo. Iodeto de Potássio pode proteger somente a tireóide de absorver o Iodo Radioativo, não outras partes do corpo. Iodeto de Potássio não pode inverter os efeitos de saúde causados pelo Iodo Radioativo uma vez que o dano à tireóide tenha ocorrido. Iodeto de Potássio não pode proteger o corpo de elementos radioativos diferentes do Iodo Radioativo - se Iodo Radioativo não estiver presente, tomar Iodeto de Potássio não é preventivo de proteção.

Como o Iodeto de Potássio funciona

A glândula tireóide não pode saber a diferença entre Iodo Estável e Iodo Radioativo e ela absorverá ambos. Iodeto de Potássio funciona como bloqueador de Iodo Radioativo entrando na tireóide. Quando uma pessoa toma Iodeto de Potássio, o Iodo Estável contido no produto medicinal consegue ser absorvido pela tireóide. Devido ao Iodeto de Potássio conter muito Iodo Estável, a glândula tireóide torna-se "repleta" e não pode absorver qualquer quantidade a mais de Iodo - ou Estável ou Radioativo - pelas próximas 24 horas.

O sal de cozinha Iodatado também contem Iodo; sal de cozinha iodatado contem suficiente Iodo para manter muitas pessoas saudáveis sob condições normais. Todavia, o sal de cozinha não contém suficiente Iodo para bloquear Iodo Radioativo de entrar na sua glândula tireóide.

Você não deve usar sal de cozinha como um substituto de Iodeto de Potássio.

Quão bem funciona o Iodeto de Potássio

Saber que o Iodeto de Potássio não dá a uma pessoa 100% de proteção contra Iodo Radioativo é importante. Quão bem o Iodeto de Potassío bloqueia o Iodo Radioativo depende de:

1 - quanto tempo passa entre a contaminação com Iodo Radioativo e a ingestão do Iodeto de Potássio (quanto mais cedo uma pessoa tomar Iodeto de Potássio, melhor),

2 - quanto rápido o Iodeto de Potássio é absorvido na corrente sanguinea, e

3 - a quantidade total de Iodo Radioativo para qual uma pessoa é exposta.

Quem deve tomar Iodeto de Potássio

As glândulas tireóides de um FETO e de uma criança (nos primeiros anos de vida) estão mais em risco de danos pelo Iodo Radioativo. Crianças jovens e pessoas com baixo estoque de Iodo em suas tireóide estão também em risco de danos à tireóide.

Quando se deve tomar Iodeto de Potássio

Após um evento radiológico ou nuclear, autoridades locais de saúde pública e emergência dirão ao público se o Iodeto de Potássio ou outras ações protetivas são necessárias. Por exemplo, autoridades de saúde pública podem avisar você a permanecer em sua residência, escola, ou local de trabalho (isto é conhecido como "proteção no local") ou para evacuar. Você pode também ser avisado a não comer alguns alimentos e não beber algumas bebidas até um suprimento seguro ser trazido de fora da área afetada.

Quanto Iodeto de Potássio deve ser tomado

A FDA (Food and Drug Administration nos Estados Unidos) aprovou duas formas diferentes de Iodeto de Potássio: os tabletes e líquido - que pessoas podem tomar pela boca após uma emergência de radiação nuclear. Tabletes vêm em duas forças de dosagens, 130 miligramas (mg) e 65 mg. Os tabletes são entalhados de forma que eles possam ser cortados em pedaços menores. Cada mililitro (mL) da solução líquida oral contém 65 mg de Iodeto de Potassío.

De acordo com a FDA, as seguintes doses são apropriadas para serem tomadas após contaminação interna com (ou suposta contaminação interna com) Iodo Radioativo:

- Adultos devem tomar 130 mg (um tablete de 130 mg OU dois tabletes de 65 mg OU dois ml da solução líquida).

- MUlheres que estejam amamentando devem tomar a dose adulta de 130 mg.

- Crianças entre 3 e 18 anos de aidade devem tomar 65 mg (um tablete de 65 mg OU 1 mL da solução líquida). Crianças que estão em tamanho adulto (maior ou igual a 68 Kg = 150 pounds) devem tomar a dose completa adulta, independente de suas idades.

- Infantes e Crianças entre 1 mês e 3 anos de idade devem tomar 32 mg (metade de um tablete de 65 mg OU meio mL da solução). Esta dose é para ambas crianças de berço ou não de berço.

- Recém-nascidos, do dia do nascimento a 1 mês de idade, deve ser dada 16 mg (um quarto de um tablete de 65 mg OU um quarto de mL da solução). Esta dose é para ambos crianças de berço ou recém-nascidas.

Qual a frequência que se deve tomar Iodeto de Potássio

Uma dose simples de Iodeto de Potássio protege a glândula tireóide por 24 horas. Uma dose única nos níveis recomendados aqui é usualmente tudo que é necessitado para proteger a glândula tireóide. Em alguns casos, Iodo Radioativo pode estar no ambiente por mais de 24 horas. Se isso acontecer, as autoridades de saúde pública local podem dizer a você para tomar uma dose de Iodeto de Potássio a cada 14 horas por uns poucos dias. Você deve fazer isto somente se for avisado pelas autoridades de saúde pública que gerenciam a emergência, ou seu médico particular. Evite repetir dosagens com Iodeto de Potássio para mulheres grávidas e amamentando e crianças recém-nascidas. Esses indíviduos podem necessitar ser evacuados até os níveis de Iodo Radioativo no ambiente cairem.

Tomar uma dose maior de Iodeto de Potássio, ou tomar Iodeto de Potássio mais vezes que o recomendado, não oferece mais proteção e pode causar doença severa ou morte.

Nenhum comentário: