The RWSL system is designed to automatically provide a
direct status indication to pilots that a runway is unsafe to enter or cross
with illuminated RED Runway Entrance Lights (RELs) and that a runway is unsafe
for takeoff with illuminated RED Takeoff Hold Lights (THLs). In order to
provide the desired level of safety without impairing the efficiency of the
controller, the timing of the lights is critical. Pilots should recognize that
the status light might be illuminated when the controller initiates a
clearance, but they should be extinguished before the controller finishes
issuing the clearance (if runway is safe).
RWSL FUNCTIONS AUTOMATICALLY WITHOUT INPUT FROM AIR TRAFFIC
CONTROL AND THE SYSTEM IS NOT, AT ANY TIME, INTENDED TO CONVEY APPROVAL OR
CLEARANCE TO PROCEED ONTO A RUNWAY OR TO TAKE OFF FROM A RUNWAY.
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O
sistema RWSL é planejado para fornecer automaticamente uma indicação de status
direto para pilotos que uma pista de pouso está insegura para entrar ou
cruzá-la quando Luzes de Entrada na Pista de Pouso (RELs) estão iluminadas e
que uma pista de pouso está insegura para decolagem com Luzes de Retenção de
Decolagem (THLs) ilumidadas. A fim de fornecer o nível desejado de segurança
sem prejudicar a eficiência do controlador, o tempo de uso das luzes é crítico.
Pilotos devem reconhecer que a luz de status pode ser iluminada quando o
controlador inicia uma Autorização. Mas elas devem ser apagadas antes do
controlador terminar de emitir a Autorização (se a pista de pouso estiver
segura).
A
RWSL FUNCIONA AUTOMATICAMENTE SEM ENTRADA DO CONTROLE DE VOO E O SISTEMA NÃO É,
EM QUALQUER MOMENTO, DESTINADO PARA TRANSMITIR APROVAÇÃO OU AUTORIZAÇÃO PARA
PROSSEGUIR PARA A PISTA DE POUSO OU PARA DECOLAR DE UMA PISTA DE POUSO.
- When
the RELs illuminate, the flight crew should remain clear of the runway.
- When
cleared to either “take off, cross the runway, position and hold, or for
immediate takeoff”, and RELs are illuminated, stop the aircraft and
indicate to Air Traffic Control (ATC) that you are stopped with red lights
and then wait for further clearance.
- If
the aircraft crosses the hold line and the flight crew subsequently
observes illuminated lights, then, if practical, the flight crew should
stop the airplane and notify Air Traffic that they are stopped across the
hold line because of red lights.
- If
remaining clear of the runway is impractical for safety reasons, then
crews should proceed according to their best judgment of safety
(understanding that the illuminated REL indicates the runway is unsafe to
cross or enter) and contact ATC at the earliest opportunity.
Atitude
do Piloto avistando RELs iluminadas:
- Quando
as REL iluminam, a tripulação de voo deve permanecer livre da pista de pouso.
- Quando
autorizada para, ou “decolar, cruzar a pista de pouso, posicionar e manter posição ou para decolagem imediata”, e as RELs
estão iluminadas, PARE a aeronave e indique ao Controle de Tráfego Aéreo
(ATC) que você está PARADO pelas luzes vermelhas e então espere por
autoriza’’cão adicional.
- Se a
aeronave cruza a linha do Ponto de Espera e a tripulação de voo observa em
seguida que as luzes iluminaram, então, se possível, a tripulação de voo
deve PARAR a aeronave e informar ao
[Controle] de Tráfego Aéreo que eles estão PARADOS além da linha do Ponto
de Espera por causa das luzes vermelhas.
- Se
persistir Autorização da pista de pouso for impraticável por razões de
segurança, então os tripulates devem prosseguir de acordo com seus melhores
julgamentos de segurança (entendendo que a REL iluminada indica que a
pista está insegura para cruzar ou entrar) e contatar o ATC na primeira
oportunidade.
Pilot protocol when viewing
illuminated THLs:
- If
in position and holding on the runway and the THLs illuminate, then the
flight crew should remain in position for takeoff.
- If
an aircraft begins its takeoff roll and the flight crew subsequently
observes illuminated THLs, then — if practical — the flight crew should
stop the airplane and notify Air Traffic Control (ATC) that they are
stopped because of red lights.
- If
aborting the takeoff is impractical for safety reasons, then crews should
proceed according to their best judgment of safety (understanding that the
illuminated THLs indicate the runway is unsafe for departure) and contact
ATC at the earliest opportunity.
- If
on short final and THLs are illuminated red, then crews should inform ATC
they are going around because of red lights on the runway.
Atitude do piloto quando avistando THLs
iluminadas:
- Se na posição e aguardando
sobre a pista de pouso e as luzes iluminarem, então a tripulação de voo
deve permanecer na posição de decolagem.
- Se uma aeronave começa sua
corrida de decolagem e a tripulação de voo em seguida observa as luzes
THLs iluminadas, então – se possível – a tripulação de voo deve PARAR o
avião e notificar o Controle de Tráfego Aéreo (ATC) que eles estão PARADOS
por causa das luzes vermelhas.
- Se abortar a decolagem for
impraticável por razões de segurança, então os tripulantes devem
prosseguir de acordo com seus melhores julgamentos de segurança
(entendendo que as THLs iluminadas indicam que a pista de pouso está
insegura para decolagem) e contatar o ATC na primeira oportudidade.
- Se na curta final da
aproximação para pouso e as THLs estiverem iluminadas, então os
tripulantes devem informar o ATC que eles vão arremeter por causa das
luzes vermelhas na pista de pouso.
Como Funciona
Operational Concept & Status
Light Description
Conceito
Operacional & Descrição da Luz de Status
Runway Status Lights increases
pilots and vehicle operator’s situational awareness by directly providing
runway occupancy status through the autonomous illumination of in-pavement
lights on runway and taxiways. Runway Status Lights consists of three light
types:
As
Luzes de Status da Pista de Pouso aumentam a consciência situacional de pilotos
e operador de veículo por fornecer diretamente o status de ocupação da pista de
pouso através da iluminação autônoma de luzes de superfície na pista de pouso e
pista de táxi. As Luzes de Status de Pista de Pouso consistem de três tipos de
luz:
Runway Entrance Lights are placed
at runway/taxiway intersections and are visible to pilots taxiing toward
runways and warn pilots it is unsafe to enter or cross a runway because it is
or soon will be occupied by high-speed traffic such as an aircraft taking off
or landing.
Luzes de Entrada na Pista de Pouso são colocadas nas interceções da
pista de pouso/táxi e são visíveis para os pilotos taxiando em direção as
pistas de pouso e alertam os pilotos que está inseguro entrar ou cruzar uma
pista de pouso porque ela está ou em breve será ocupada por tráfego de alta
velocidade tal como um aeronave decolando ou pousando.
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|
Takeoff Hold Lights are placed on
runways at departure positions and visible to pilots in position for takeoff
and warn pilots it is unsafe to takeoff because the runway ahead is occupied
by another aircraft or vehicle.
Luzes de Retenção de Decolagem são colocadas nas pistas de pouso nas
posições de partida e visíveis para os pilotos em posição de decolagem e
alerlam os pilotos que ela [pista] está insegura para decolar por causa da
pista de pouso em frente está ocupada por uma outra aeronave ou veículo.
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Runway Intersection Lights are
placed on runways approaching a runway/runway intersection and warn pilots in
a takeoff or landing roll that the intersection ahead is unsafe to enter or
cross because a conflict exists.
Luzes de Interseção de Pista de Pouso são colocadas nas pistas de pouso aproximando de uma pista de
pouso/interseção de pista de pouso e alerta os pilotos numa decolagem ou
rolagem de pouso que a interseção adiante está insegura para entrar ou cruzar
porque existe um conflito.
|
Combined Operation of RWSL
Runway Status Lights depend on the
Runway Entrance Lights, Takeoff Hold Lights, Runway Intersection Lights, and
FAROS to maximize effectiveness in runway incursion and accident prevention.
The concept of operations relies on the ability to warn at least one of the
aircraft or vehicles in the conflicting scenario and in some cases, provide
redundant warnings to everyone involved for increased safety.
Operação Combinada de
RWSL
As
Luzes de Status da Pista de Pouso dependem das Luzes de Entrada na Pista de
Pouso, uzes de Retenção de Decolagem, Luzes de Interseção da Pista de Pouso e
FAROs para maximizar a efetividade na prevenção de incursão e acidente na pista
de pouso. O conceito de operações contam com a habilidade do alerta de pelo
menos uma das aeronaves ou veículos no cenário de conflito e em alguns casos,
fornece alertas redundantes para todos envolvidos pela a fim de segurança
aumentada.
Technology
The Runway Status Lights system uses
fused surveillance data processed through intricate state and safety logic to
command in-pavement lights to illuminate on the airport surface providing
safety information to pilots and vehicle operators autonomously. The RWSL Block Diagram to the right
illustrates the sequence in which this occurs:
Tecnologia
O sistema de Luzes de
Status da Pista de Pouso usa dados de vigilância combinados processados através
de lógica de situação
intricada e segurança para comandar luzes no pavimento da pista para se
iluminarem na superfície do aeroporto fornecendo automaticamente informação de segurança para pilotos e
operadores de veículos. O Diagrama de Bloco das RWSL à direita ilustra a
sequência na qual isto ocorre:
Entrada de Vigilância
Surveillance Input
The Runway Status Lights system
utilizes existing airport surveillance technology in conjunction with highly
advanced data fusion techniques and state logic to automatically drive the
status lights on the airport surface. RWSL has knowledge of the location of
each aircraft and vehicle on the airport surface and arriving or departing the
airport based on information provided by three diverse surveillance sources:
1) Primary radar returns from the Airport
Surface Detection Equipment (ASDE),
2) Time difference of arrival
multilateration utilizing interrogation and replies from transponder-equipped
aircraft and vehicles, and
3) the terminal radars used for air
traffic control, Airport Surveillance Radars.
O
sistema de Luzes de Status de Pista de Pouso utiliza tecnologia existente de
vigilância de aeroporto em conjunção com técnicas de fusão de dados altamente
avançadas e lógica de condição para automaticamente induzir as luzes de status
na superfície do aeroporto. RWSL tem conhecimento da localização de cada
aeronave e veículo na superfície do aeroporto, e chegando ou partindo do
aeroporto baseada na informação fornecida por três fontes diversas de
vigilância:
1) Retornos do radar principal do Equipamento do Aeroporto de Detecção da Superfície (ASDE),
2) Diferença de tempo de chegada multilateral utilizando interrogação e respostas das aeronaves e veículos equipadas com TRANSPONDER, e
3) Dos radares de terminal usados para controle de tráfego a éreo, Radares de Vigilância de Aeroporto.
1) Retornos do radar principal do Equipamento do Aeroporto de Detecção da Superfície (ASDE),
2) Diferença de tempo de chegada multilateral utilizando interrogação e respostas das aeronaves e veículos equipadas com TRANSPONDER, e
3) Dos radares de terminal usados para controle de tráfego a éreo, Radares de Vigilância de Aeroporto.
Air Traffic Control Interface
User interface components include a
visual display in the air traffic control tower showing light status as well as
tracked aircraft and vehicle data tags which include call
sign, equipment type, first navigational fix, and altitude data. A separate
user interface allows manipulation of relevant RWSL settings by supervisory
personnel in the tower.
Interface de Controle
de Tráfego Aéreo
Componentes
da interface do usuário incluem uma tela visual na Torre de Controle de Tráfego
Aéreo mostrando luzes de status tanto quanto etiquetas de dados de trajetórias
de aeronave e veículo, as quais incluem matrícula de chamada de
rádio-comunicação, tipo de equipamaneto, primeiro fixo de navegação e dados de
altitude. Uma interface de usuário separada permite manipulação de
configurações de RWSL relevantes pela pessoal de supervisão na Torre.
RWSL Test Display and Interface for ATC
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