segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ryanair Wants Passengers to STAND UP During Flights


O diretor executivo Michael O'Leary já entrou em contato com a fábrica Boeing solicitando um novo projeto de aeronave com setor para passageiros viajarem em pé.

Se a idéia conseguir aprovação da Autoridade de Aviação Civil Irlandêsa, a empresa planeja adicionar novos ou adaptados jatos à sua frota existente.
A Ryanair calcula que seria capaz de "empacotar para embarque" 30% a mais de passageiros e que os custos seriam cortados em torno de 20%.

Esta empresa anunciou no último mês, plano para fazer seus passageiros carregarem todas suas próprias bagagens até os aviões. Deixarão as bagagens ao lado do avião e levarão consigo apenas pequena bagage de mão.

Despachar uma mala através do serviço de chck-in custará R$ 214,00 durante o verão.

Desde Outubro/2009, a empresa irlandesa já está abolindo recursos convencionais de check-in, forçando todos passageiros a fazerem check-in antecipado online.
É alegado que tal procedimento poupará para Ryanair quase R$ 70 milhões por ano.
Ela ainda tem planejado colocar coletores de moedas nos toaletes das aeronaves. O uso dos toaletes será pago.

Exigências regulatórias, incluindo assentos capazes de suportar uma força de 16 vezes aa gravidade, priva muito tal arranjo de assentos.

A Boeing que supre a frota da Ryanair com 273 Boeings 737-800, disse:



"Nós não estamos considerando acomodações somente para passageiros em pé".
O porta-voz da Ryanair, Stephen McNamara disse:


"A Boeing pode colocar um homem na Lua, então eu estou seguro de que eles são capazes de fazer disso, um sucesso. Os assentos são mais leves e a área de colocação dos pés [pegada] em carbono, será menor.

A Ryanair tem planejado remover 2 lavatórios na parte traseira das aeronaves e assim acomodará mais 50 passeiros em cada voo.

A 'STAND UP Class' será acomodada na parte traseira de 250 aviões dos quais serão retiradas 10 fileiras de assentos e substituidas por 15 fileiras dos chamados 'assentos verticais'.


Antes de 1988, assentos de aeronaves eram projetados para se rem sujeitados a exigências de força estática de 9G. Não havia critério de lesão do ocupante e pouca importância era dada à atenuação da energia no assento.


Atualmente são feitos testes de condição dinâmica da mudança da Velocidade Vertical/Longitudinal combinadas.
O propósito deste teste é avaliar a integridade estrutural e ferimento espinhal para carga vertical numa condição de pouso em emergência quando o predominante impacto é ao longo da coluna vertebral de um ocupante do assento.

Nos testes de condição dinâmica de Velocidade Longitudinal, na condição 2, o próposito deste teste é calcular a integridade estrutural do sistema de assento, limitações do sistema, segurança do ocupante e deformações do assento para uma carga horizontal no caso de pouso em emergência.

Critério de Lesão ao Ocupante
- HIC (=Head Injury Criteria) é um medida que assegura que o ocupante permanecerá consciente em seguida a um acidente. Em qualquer circunstância se o ocupante ou a cabeça do ATD for exposta ao impacto com os materiais interiores como, estruturas de assento, estrutura da aeronave durante o teste, o ocupante HIC não deve ser excedido de 1000 ou se o contato ocorrer, proteção deve ser fornecida tal que o impacto da cabeça não exceda o HIC de 1000.


- A carga máxima de compressão medida entre a pelvis e a coluna lombar do ATD não exceda 1500 libras (6.67 kN).
- Em caso de limitações do torso são usadas, cargas de tensão em tiras (cintos) a não exceder 1750 libras (7.78 kN).
- Se tiras duplas forem usadas para limitação do torso superior, a carga total de tensão das tiras não excedam 2000 libras (8.90kN).
- As tiras de limitação do torso superior permanecem no ombro do ATD (=Anthropomorphic Test Divice) durante o teste inteiro.
- A limitação pévica permanece na pelvis do ATD durante o teste inteiro.
- Onde o contato da perna com o assento ou assentos, com material ocorre, a carga de compressão axial em cada fêmus não exceda 2250 libras (10kN).
- Os cintos não devem ser cortados ou rasgados por materiais do assento ou pela fivela ajustadora do mecanismo do cinto. Se acontecer, deve ser investigada a causa e ação corretiva apropriada tomada.


Conforto e Ergonomia


Conforto pode ser definido como um estado de estar relaxado e não sentido qualquer dor.


Em termos biomecânicos, conforto é relacionado aos seguintes fenômenos:
- o STRESS postural biomecânico agindo no corpo enquanto sentado, ou
- a restrição da circulação sanguínea nas regiões periféricas comprimidas, ou
- a resposta sensorial à compressão tecidual.


Em geral, um programa de certificação de um novo assento para aeronave consiste de 32 a 40 testes de certificações nos assentos de passaeiros incluindo assentos com face para frente da aeronave, para traseira e laterais. Isto leva cerca de 26 a 40 semanas e segue um custo anexo ao programa total de aproximadamente:
- custo engenheiro = US$ 400.000
- artigos de teste (40 minutos) = US$ 400.000
- teste dinâmico = US$ 120.000
- parte fixa do assento = US$ 20.000
- overheads = US$ 60.000


TOTAL = 1.000.000,00


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