sexta-feira, 28 de setembro de 2012

TAM Flight JJ8078 - Nosewheel Steering Failure

 
 
 
Nem a TAM nem os pilotos falharam. Os pilotos executaram brilhantemente o procedimento de quando a roda do nariz não fica alinhada após o abaixamento do trem de pouso.

Falha da válvula seletora de direção da roda, na posição ABERTA. Quando o sistema Anti-Skid da roda do nariz é desligado, isso causa a roda ir para a deflexão máxima,  ficando transversal ao eixo da pista. Veja na imagem. Ao tocar no solo poderá desviar o avião para fora da pista e ocorrer grave acidente.

Failure of the normal brake selector valve, or the steering selector valve, in the open position.
  If the normal brake selector valve is failed open, full green hydraulic pressure is present at normal servovalves' entry.


Nosewheel steering remains available.

  On ground, do not tow the aircraft with the green hydraulic system pressurized. Nosewheel steering remains pressurized, and so towing may either break the towbar shear pin, or the nose gear (if towbarless towing).

  Selecting A/SKID NWS OFF, or resetting the BSCU, will cause nosewheel to go to maximum deflection.


 
Nosewheel steering is provided by two actuators, powered by the green hydraulic system and electrically-signaled by the Brake and Steering Control Unit (BSCU).

The BSCU has two independent channels. Only one is active at a time, while the other is on standby.

To control the steering, the BSCU receives inputs from the steering handwheels, the rudder pedals, and the autopilot.
The BSCU transforms the pilot's orders into a nosewheel steering angle, by controlling the servo-valve to provide the requested flow for the hydraulic actuators. The following limitations apply:


 

Handwheel control provides up to a ± 72° nosewheel steering angle. A lever on the towing electrical box (on the nose landing gear) enables the steering system to be deactivated for towing purposes. A visual red warning on the overhead panel indicates to the crew that an oversteer (± 93°) has occured.

Pilots can disconnect rudder pedal orders to the BSCU through a pushbutton located on each steering handwheel.

An internal cam mechanism returns the nosewheel to the centered position after takeoff.







Um Airbus 330-200 da TAM, matrícula PT-MVQ efetuando o voo JJ-8078, decolou em 25 SET 2012 do Rio de Janeiro, RJ, Brasil para Nova Iorque, NY, USA com 190 passageiros a bordo, ele estava na aproximação final para pista de pouso 22 da Direita do aeroporto JFK, quando a tripulação iniciou uma arremetida a cerca de 300 pés (acima do nível do solo).

A tripulação relatou que eles tinham 35 minutos de combustível remanescente até consumir  combustível de alternativa; eles tinham um problema com a direção da roda do nariz e avisaram que eles não seriam capazes de livrar a pista de pouso e necessitariam ser rebocados para fora da pista; eles não declararam emergência.

A tripulação solicitou uma outra aproximação para a pista de pouso 22 da Direita, posicionou a aeronave para outra  aproximação e estava na final para pista 22 da Direita 18 minutos mais tarde em contato com a Torre, quando a Torre falou para a tripulação que o trem de pouso do nariz parecia estar na posição errada. A tripulação reportou que o trem de pouso do nariz estava com indicação de estar baixado, que eles também não tinham controle direcional da roda do nariz e queriam continuar para o pouso. Uns poucos segundos mais tarde a Torre, realmente reportou  que roda do trem  de pouso do nariz parecia estar de lado, e que a tripulação decidiu arremeter da altura de cerca de 200 pés (60 metros em relação ao nivel do mar).

A tripulação em seguida reportou que tudo parecia normal com o trem de pouso do nariz exceto por uma falha do controle direcional da roda do nariz, mas a Torre relatou que o trem de pouso do nariz estava virado lateralmente,  então a tripulação quis fazer a leitura da lista de verificações e estava se preparando para uma outra aproximação. O Controle de Aproximação ofereceu a pista 31 da Esquerda, a qual foi aceita e a aeronave foi posicionada para a aproximação. O Controle de Aproximação em seguida retransmitiu a mensagem do Departamento de Manutenção da TAM para a tripulação religar a chave relacionada com o controle direcional da roda do nariz (Nose Wheel Steering). A tripulação em seguida reportou que a falha tinha desaparecido e tudo estava correto agora. O comandante avisou que eles estavam agora indo pousar na pista 31 da Esquerda. À curta distância da aproximação final, a tripulação verificou com a Torre se o trem de pouso do nariz parecia normal, mas a Torre informou que a roda do nariz não parecia normal, parecia estar girada  90 graus. A aeronave pousou seguramente na pista 31 da Esquerda do aeroporto John Fitzgerald Kennedy cerca de 45 minutos após abortar a primeira aproximação e livrou a pista.  A Torre reportou que no toque do trem de pouso do nariz no solo, pareceu que a roda do nariz  endireitou.

Após sair da pista de pouso a aeronave parou na pista de táxi P e desligou os motores, pessoal em veículos de emergência verificaram o trem de pouso do nariz.

Os serviços de emergência relataram que não havia anomalia visível, exceto pela luz do trem de pouso, a qual estava rachada. A aeronave foi em seguida rebocada para o pátio.
Durante a última aproximação para a pista de pouso 31 da Esquerda, foi feita por um observador no solo, uma foto que confirmou que a roda do nariz estava virada aproximadamente 80 graus fora da direção  de alinhamento.

 
RUDDER PEDALS

Rudder pedals provide nosewheel steering control below 100 kt. Control authority depends on aircraft speed. The nosewheel steering angle is a function of aircraft speed.
 

1
 

STEERING HANDWHEELS

The steering handwheels control the nosewheel steering angle up to 72° in either direction.
Note : Nosewheel steering centers itself above 100 kt for landing, and above 150 kt for takeoff.



 


2

RUDDER PEDAL DISC pb
 

When maintained depressed, the nosewheel steering control by the pedals is disconnected.


1

A/SKID and N/W STRG sw

An ON/OFF switch activates or deactivates the Nosewheel Steering and Anti-Skid (Refer to BRAKES-ANTISKID section).




  
 FAULT: illuminates red, on ground, when the nose wheel steering has exceeded 93°.
 Associated with the illumination of the oversteer warning red light located on the nose landing gear.
 Extinguishes when depressed


1 N/W STRG indication

 Appears amber in case of :
   nose wheel steering failure detected by the BSCU (associated with an ECAM caution)

 - A/SKID & N/W STRG switch is at OFF
 - failure of both BSCU channels (associated with ECAM caution).

 
 

Nenhum comentário: