segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Santos Dumont airport - SBRJ, Rio de Janeiro, Visual and IFR Approaches

Veja animação no arquivo GIF
 http://rock.george.rock.googlepages.com/SBRJtrafegoVisual.swf

Visão das pistas 20L e 20R      all pictures by Francisco Vinícius Araujo, Air Traffic Controller   RJ
Visão da pista 02R e 02L                                            parte da carta de obstáculos
Visão para Perna do Vento das pistas 02R e 02L
'mockup' da perspectiva do piloto voando a 1300 pés de altitude na Perna do Vento das pistas 02R e 02L (produzido no Simulador de Voo do Google Earth Map)
Veja animação no arquivo GIF

O tráfego aéreo em procedimento IFR para pouso nas pistas  02R ou 02L é comutado para aproximação VISUAL, ou seja, a descida será autorizada até a MDA de 1300 pés quando estará em condições de CIRCULAR para pouso. (Reveja as animações).


O horário limite para chegada e partida das aeronaves será às 22h30, com tolerância de atrasos de meia hora.
Voos que ultrapassarem este horário serão desviados para o Galeão.


SBRJ AD 2.21 PROCEDIMENTOS DE ATENUAÇÃO DE RUÍDOS


Procedimentos de atenuação de ruído para as ACFT a reação, independentemente de seu peso, e para as ACFT de hélice e de turbohélice com MTOM de 11.000 Kg ou mais.
Parte II
Procedimentos de atenuação de ruído para os aviões de hélice e turbohélice com MTOM inferior a 11.000 Kg.
RMK – (*) a. OBS VAC para entrada ou saída do circuito de tráfego.
b. Cuidado: Morro Pão de Açúcar com ALT 1326FT e demais OBST situados nas suas imediações encontram-se a 3697M (2NM da THR 02). (Ver também carta de obstáculo e ENR 2).
c. Pátio A reservado para embarque, com tolerância máxima de uma hora.
d. Pátio GEIV exclusivo para ACFT MIL, exceto HEL.
e. Pátio de estacionamento do III COMAR autorizado somente para ACFT MIL.
Resistência do piso para CONV PCN 11/R/B/X/T; para HEL 20,0t. OPR noturna com cautela devido falta de balizamento.
f. Aeronaves em aproximação para as pistas 02L e 02R, observar cruzamento de viaturas entre a Escola Naval e o pátio de estacionamento do aeroporto, próximo à cabeceira.
g. Recomenda-se amarrar e bloquear comandos ACFT estacionadas nos canteiros 5 e 6 ADJ TWY BRAVO, devido a táxi de HEL naquele local.
h. Todas ACFT que se destinem ao pátio de estacionamento do COMAR 3 deverão fazer contato com TÁTICA (Charlie Romeo 3), FREQ 122.30MHZ, APRX 15 MIN para ETA informando TFC, DEST, maior autoridade a bordo, período de permanência em trânsito e apoio solo necessário.
i. Se o piloto não conhecer o aeródromo, solicitar o apoio de FOLLOW-ME à TWR SOLO.
j. HEL decolando do SDHL e SDRJ, no sentido NE, deverão apresentar Plano de Vôo Simplificado, antes da decolagem, à sala AIS de SBRJ, pelo TEL/FAX PLN .: (21) 3814-7733.
k. Pátio de ACFT e área de estadia restrito para PRKG ou pernoite de ACFT com peso superior a 5700 Kg. A administração do aeroporto deverá ser consultada com antecedência se há disponibilidade.


1) Utilização CLR somente dentro da DIST DE 1NM da THR.
2) MEHT: 40FT
(3) EMERG.
(4) Aceita PLN e suas atualizações por TEL. TEL CMA : (21) 2101-6640.
TEL/FAX PLN: (21) 3814-7733
(5) DIARIAMENTE 0800/0200. Demais HR O/R através telefones: (21) 2262-0013,
3814-7301 (SHELL) e (21) 2240-8528, 3814-7538 (PETROBRAS).
(6) MEHT: 37.40FT.
(7) MEHT: 39FT.
(8) MEHT: 35FT.
(9) GROOVING e camada porosa de atrito.
(10) 0930-0330 08/09/09 03:00 - 22/11/09 02:59


SEP 08 TIL 12 0300/0800 21 0300 TIL NOV 22 0259  RWY 02R/20L CLSD DEVIDO SER MAINT)
                                                                                                           by George Rocha
Visão após decolagem da pista 20L do aeroporto  Santos Dumont, com curva à esquerda e proa do VOR PCX (Porto das Caixas). No canto superior direito estão as pistas 15-33 do aeroporto Tom Jobim (Galeão).

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