domingo, 4 de maio de 2008

Acidente Aéreo - Cessna 310 Q 932 - Ilheus, Bahia, Brasil

Distância de Salvador para Ilhéus = 223 Km
Distância de Salvador para Itacaré = 168 Km
Distância de Itacaré para Ilhéus = 55 Km

07 MAI 2008 - Encontrado na praia Barra Grande, destroços da aeronave e objetos pertencentes aos quatro ingleses que estavam no avião acidentado.

As condições meteorológicas no horário da decolagem da aeronave PT-JGX em Salvador eram as seguintes:

TAF=Terminal Aerodrome Forecast

02/05/2008 SBSV 021800 27005KT 4000 -RA BR SCT010 BKN015 FEW017TCU BKN070 25/24 Q1010=

Às 15:horas e válido por 12 horas.

Vento de 270 graus com 5 Knots,
Visibilidade de 4000 metros,
Chuva Leve recente e Névoa úmida,

4 oitavos do céu encoberto com nuvens e base da camada a 1000 pés = 300 metros,
7 oitavos do céu encoberto com nuvens e base a 1500 pés = 450 pés,
2 oitavos do céu encoberto com Tower Cumulus Nimbus ( torres de nuvens pesadas ) e base a 1700 pés,
Temperatura do Ar = 25 ºC e Temperatura do Ponto de Orvalho = 24 ºC.

Pressão barométrica abaixo da Pressão Padrão ao Nível do Mar = 1013 hPcal

Quando as Temperaturas do Ar e do Ponto de Orvalho estão muito próximas, significa tendência elevada para formação de nuvens a baixa altitude, nuvens tipo STRATUS as quais dificultam a visibilidade do piloto.
O vento fraco de apenas 5 Knots, significa que o tempo não mudaria nas proximas horas.
Nestas condições só é permitido vôo por instrumentos - IFR.

Em ILHEUS as condições meteorológicas eram:

Válida do dia 02 até o dia 03/05/2008.

SBIL 021800 - 030600 15010KT 9999 SCT020 PROB30 TEMPO 1822 8000 SHRA BKN016 BECMG 0002 24005KT TX29/18Z TN24/05Z RMK PCN=

De 15 horas até 19 horas local.

Probabilidade de 30% de mudança no TEMPO com PANCADAS DE CHUVA com base da camada de nuvens a 1600 pés.

Quando é informado probabilidade de 30%, o fenômeno acontecerá sem sombras de dúvidas, pois a escala vai até 40% apenas.







No Tabuleiro de 24 Horas do TAF os horários são de Greenwich, Londres.


O vôo jamais deveria ter sido feito, principalmente num final de tarde, pois a decolagem foi às 17 horas e o último contato com a Torre de Ilheus foi às 17:45 horas.

Se um vôo de helicóptero já tinha sido cancelado, o vôo para sobrevôo de área com chuva forte usando avião, foi a pior opção, o que é ainda menos recomendado.

Testemunha ocular declarou:
"O avião estava muito baixo do que o de costume das aeronaves que passam pela região. Estava começando a ficar escuro e os faróis do avião estavam acesos. Não ouvi barulho de motor, só o de deslocamento de ar".

O vôo foi na ralidade para sobrevoar a área de Itacaré ( veja no mapa acima ).

Dados da Aeronave:
Nome : C 310
Fabricante: Cessna
Ano de fabricação: 1974
Número de Série: C310 Q 932
Prefixo : PT- JGX Aeronave: Hipotecada Seguro: Válido até DEZ/2008
Número Máximo de Passageiros: 5 Motor: bimotor a pistão continental 260 HP
Autonomia de vôo : 5 horas ( não se sabe a autonomia na hora da decolagem )
Velocidade média de cruzeiro: 300 km/h


A aeronave Cessna 310 Q é deste mesmo modelo das imagens abaixo.


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