terça-feira, 21 de agosto de 2007

Pilotos "apertadores de botões" - AUTOMAÇÃO



Pergunta feita por um professor universitário aos seus alunos. "Como se sentiria a tripulação, se a Aproximação de Precisão Categoria III C passasse ser usada rotineiramente nos pousos completos por instrumentos com nenhuma visibilidade externa e voando numa velocidade maior que 100 Knots ( =185 Km/h ) completamente cego, em direção a uma tira de asfalto que somente instrumentos podem "vê-la"? Muitas vidas entregues por inteiro nas "mãos" de máquinas.

A automação é um grande auxílio para os pilotos, porém um boa parcela desses pilotos, mantém o estado psicológico de desconfiança permanente acerca do Piloto Automático, na gíria dos pilotos britânicos é chamado de "George" em alusão ao santo padroeiro da Inglaterra.

Pesquisa sobre Automação na aviação

Universidade da California - San Diego

Professor Edwin Hutchins da UC, San Diego e o Dr. Steven Casner do centro de pesquisa da NASA em Ames, Iowa. Onde fica a Universidade de Ciência e Tecnologia do estado de Iowa. Eles conduziram um estudo de pesquisa para descobrir mais sobre como pilotos pensam acerca dos modos de anúncios do Piloto Automático.

Questionário de Atitudes concernente a Automação

Por favor indique sua concordância ou discordância com as seguintes declarações, circulando as palavras que melhor descrevem seus sentimentos:

Concordo Plenamente, Concordo, Neutro, Discordo, Discordo Plenamente


1. Eu estou preocupado acerca de uma possível perda de minha habilidade com tanta automação.
2. A automação no meu avião atual funciona formidável no ambiente de Controle de Tráfego Aéreo atual.

3. Eu sempre sei em qual modo o Piloto Automático/Diretor de Vôo está.

4. Eu uso a automação prinpipalmente porque minha empresa quer que eu use.

5. Automação livra-me muito da rotina, partes mecânicas do vôo assim eu posso concentrar-me no "gerenciamento do vôo.

6. Na automação do meu atual avião, há ainda coisas que acontecem que me surpreendem.

7. Eu cometi menos erros em aeronaves automatizadas do que eu fiz em modelos mais antigos.

8. Automação ajuda-me ficar "adiante da aeronave".

9. Eu gasto muito tempo ajustando e gerenciando a automamção (CDU, FMS) do que Eu gastaria pilotando manualmente ou usando um simples Piloto Automático.

10. Automação não reduz a carga total de trabalho, porque há mais itens para monitora agora.

11. Eu sempre consulto o Anunciador do Modo de Vôo - FMA para determinar em qual modo o Piloto Automático/Diretor de Vôo está.

12. Treinamento para o meu atual avião foi tão adequado quanto qualquer trinamento que eu tenha tido.

13. Eu uso automação principalmente porque ela ajuda-me ter o trabalho feito.

14. É mais fácil "perder" uma altitude numa aeronave automatizada do que em outros aviões.

15. Às vezes eu sinto-me mais como um "apertador de botões" do que um piloto.

16. Há ainda modos e características do sistema do Piloto Automático que eu não entendo.

Veja o resultado na imagem do Arquivo Anexo
Foram distribuídos 2.909 formulários dos quais apenas 575 retornaram para Universidade da California ou para NASA.
Dos 575 devolvidos e respondidos 13 não foram assinados, portanto não puderam ser usados na pesquisa.
Chegou-se à significativa parcela de 52,14% dos dados válidos relativa aos Pilotos que não aceitam AUTOMAÇÃO.
A maioria dos pilotos pratica a AUTOMAÇÃO apenas por exigência da empresa para qual trabalha.
Isto mais uma vez prova que Pilotos Profissionais, não se sentem à vontade para falar da sua profissão. Temor por represália é o que mais ocorre, no Brasil.
A pior constatação da pesquisa é o fato de que pilotos que não gostam de AUTOMAÇÃO, têm tendência para solucionar o problema MANUALMENTE, assim aumentando a carga de trabalho durante a EMERGÊNCIA e o RISCO da operação.
Na pesquisa foram considerados os dados válidos fornecidos por pilotos:
Força Aérea Americana 234
Civis 159
Marinha 42
Navais 111
Outros Militares: 16
Exército
Guarda Nacional
Reserva da Força Aérea

Nenhum comentário: