terça-feira, 21 de agosto de 2007

Erro de projeto levou a FALHA - TAM 3054


Para o ex-presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, o acidente com o vôo 3054 da TAM que matou 199 pessoas no dia 17 de julho foi resultado de três fatores encadeados:
- um erro de projeto do Airbus-A320
- manutenção ineficiente por parte da TAM,
- e os dois, somados, induziram a falha dos pilotos Kleiber Lima e Henrique Di Sacco.


"Uma coisa que ocorre muito em aviação é ter um erro de projeto num avião, não é algo gritante mas um pequeno detalhe de projeto, que em determinadas situações pode enganar o piloto. Não engana quando tudo está bem. E digo uma coisa: se um piloto foi enganado um dia por isso, é padrão em aviação, mais cedo ou mais tarde um outro piloto vai ser enganado do mesmo jeito" disse o brigadeiro.


"Temos que disciplinadamente aguardar o resultado da investigação. Mas no momento, o meu pensamento está caminhando para um problema de projeto do avião que induz, em determinadas circunstâncias, a um erro de tripulação. Não é nem um erro, mas a não-percepção da tripulação do que está acontecendo" - completou o brigadeiro.


A/THR Cautela ao Disconctar A/THR Desconexão


É feita por meio dos instintivos botões de desconectar nas cabeças das manetes ou ajuste das 2 manetes na posição IDLE ( se a aeronave estiver acima de 50 pés no Rádio Altímetro ).


A/THR MODOS Exceto nas situações de Decolagem e Arremetida, a operação normal do sistema A/THR requer que as manetes de potência estejam:


No batente CL para configuração dos motores em operação. Se elas não estiverem ajustadas no batente CL, o aviso "CLB" na cor âmbar piscará no FMA.

Mais contraditório é imposssível.


A/THR no modo THRUST


O modo de atitude do Piloto Automático/Diretor de Vôo = AP/FD mantém a velocidade: OP CLB OP DES CLB EXP CLB EXP DES SRS FLARE DES (IDLE path)


Modo RETARD

O modo RETARD está somente disponível durante Pouso Automático ( AP engajado no modo LAND ). Em aproximadamenet 40 pés no Rádio Altímetro, o modo RETARD engaja e permanece engajado após o toque na pista. O A/THR comanda a potência para IDLE durante o flare, e o FMA e tela de aviso do motor apresntam 'IDLE'. Se o Piloto Automático for desengajado durante o flare antes do toque na pista, o modo SPEED substitui o modo RETARD, e o piloto tem que manualmente reduzir a potência.


NOTA: Num pouso automático, o sistema gera uma aviso "RETARD" na altura de 10 pés no Rádio Altímetro - RA, o qual prontifica o piloto a mover as manetes para IDLE em ordem de confimar a redução de potência. Em condições de pouso manual, o sistema gera este aviso "RETARD" na altura de 20 pés no Rádio Altímetro, como um lembrete.

Veja imagem ilustrativa do FMA = Flight Mode Annunciator.

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